Foi publicado recentemente no suplemento do Financial Times “How To Spend It” um artigo dedicado ao design português e aos novos designers nacionais. New Portuguese designers, de Nicole Swengley, aborda as novas tendências e a sua crescente reputação no mercado internacional.

Destacando o papel desempenhado pela cidade do Porto, sede de inúmeras novas marcas de Design, a jornalista britânica sublinha a forma inovadora e arrojada com que os designers portugueses combinam padrões tradicionais com a estética contemporânea, tanto nos materiais como na técnica. Os pequenos negócios familiares dão lugar a ateliers com uma criatividade pujante, internacionalmente reconhecidos.

Além das novas marcas nacionais (Menina Design Group, Boca do Lobo Exclusive Design, Brabbu Design Forces, Ginger & Jagger ou De La Espada) a autora foca-se na forma como empresas históricas como a Móveis Carlos Alfredo ou a Sofalca (ambas fundadas na década de 60) começaram a adotar uma estética contemporânea, através da criação de novas marcas.

Leia aqui o artigo na íntegra.

  • Partilhe