Os viajantes provenientes de Portugal estão sujeitos ao cumprimento das mais recentes medidas impostas pelo governo da Lituânia. A Lituânia permite a entrada a cidadãos que residam legalmente na EU/EEA e Schengen. No entanto, deverão apresentar resultado negativo de teste Covid-19 realizado 48 horas antes da viagem ou 24 horas após a entrada no país. Além disso, deverão cumprir isolamento por 14 dias, o qual poderá ser reduzido mediante teste Covid-19 negativo realizado ao décimo dia após a entrada no país.

No entanto, os viajantes que cheguem à Lituânia por vias aérea, marítima e terrestre, em transporte regular, especial ou charter devem registar-se eletronicamente junto do Centro Nacional de Saúde Pública do Ministério da Saúde da Lituânia, preenchendo, antes de iniciarem a sua viagem, um formulário eletrónico disponível no sítio da internet da instituição, e apresentar o comprovativo de registo no momento de embarque.  Os viajantes que cheguem por via terrestre, em veículo particular, deverão registar-se junto do Centro Nacional de Saúde Pública do Ministério da Saúde da Lituânia nas 12 horas seguintes à sua chegada ao país.

Restrições especiais para pessoas que chegam do Reino Unido, Irlanda e África do Sul:

Apresentação de teste Covid-19 negativo realizado até 48 horas antes da entrada no país;

Cumprimento do isolamento profilático por 14 dias a partir do dia de chegada, o qual poderá ser reduzido com teste negativo realizado após o décimo dia de isolamento;

 

Todos os que vivam ou trabalhem no estrangeiro poderão deixar a Lituânia antes do final do período de isolamento de 10 dias, sem necessidade de informar as autoridades.

Sugerimos a consulta regular do seguinte da hiperligação onde são atualizadas, com periodicidade semanal, as condições de entrada no país: https://koronastop.lrv.lt/en/news/updated-list-of-unsafe-countries-and-regions-changes-in-isolation-requirements-for-arrivals

Contactos úteis:  

Coronavírus hotline 1808 (linha gratuita 24 horas, ligação a partir de território lituano)

Linha do Centro de Saúde Pública (ligações a partir de território lituano ou do estrangeiro)

+370 618 79984 e +370 616 94562 (24 horas).

Contacto correio eletrónico: koronavirusas@sam.lt

Recomendamos a manutenção de contactos regulares com as companhias aéreas ou agências de viagens através das quais foram feitas reservas de viagem para garantir que os voos continuam ativos nas datas previstas.

Solicita-se a melhor atenção dos cidadãos nacionais que residam na Lituânia ou que pretendam viajar para aquele país para as informações oficiais partilhadas pelas competentes autoridades lituanas, disponíveis através dos seguintes links, que são objeto de atualizações regulares:

http://koronastop.lrv.lt/en/
https://urm.lt/default/en/important-covid19
http://sam.lrv.lt/lt/naujienos/koronavirusas(versão em lituano)

  • Partilhe