Segundo as novas regras em vigor de 9 de janeiro de 2021 até a 28 de fevereiro de 2021, os viajantes provenientes de Portugal apenas podem entrar na Dinamarca mediante apresentação de comprovativo de motivo atendível. A Dinamarca instituiu também a proibição de transporte de passageiros que não apresentem um teste negativo ao Covid-19, realizado até 24 horas antes do embarque. Esta proibição estende-se igualmente a viajantes provenientes dos Emiratos Árabes Unidos.

Além disso, de 7 a 28 de fevereiro, todos os viajantes que entrem na Dinamarca, deverão a realizar, à entrada, um teste rápido nas instalações disponíveis para o efeito. Os viajantes que cheguem por via aérea deverão realizar o teste antes de abandonar o aeroporto e os que cheguem por vias terrestre e marítima deverão fazê-lo nas 24 horas seguintes à sua entrada no país. Menores de 14 anos e pessoas com determinadas condições de saúde estão dispensados desta condição. É ainda obrigatório isolamento profilático por 10 dias, prazo que pode ser reduzido após teste PCR negativo, realizado após o quarto dia de permanência no país. Excetuam-se desta obrigação as pessoas que entrem no país com motivo atendível, de acordo com lista publicada pelas autoridades dinamarquesas. A violação destas obrigações constitui crime, punível com multa até 3.500 DKK (cerca de 470 euros).

No caso de testar positivo, a Autoridade de Saúde dinamarquesa recomenda:

- Isolamento

- Ter em atenção os aspetos relacionados com a higiene e limpeza;

- Fazer o rastreamento da rede de contactos;

A Dinamarca reconhece como válidos os testes PCR, bem como os testes rápidos. Os testes que detetam a presença de anticorpos não são válidos.

As condições e requisitos referentes às novas medidas em vigor encontram-se em: https://en.coronasmitte.dk/rules-and-regulations/entry-into-denmark

A Polícia dinamarquesa estabeleceu uma linha telefónica para o esclarecimento de dúvidas relacionadas com as condições de entrada:  +45 7020 6044.

Aconselhamos uma leitura atenta das indicações fornecidas pelas autoridades da Dinamarca nos seguintes links:

https://um.dk/en/travel-and-residence/coronavirus-covid-19/

https://coronasmitte.dk/en

https://um.dk/da/rejse-og-ophold/rejse-til-udlandet/coronavirus/ (em dinamarquês)

  • Partilhe